Lifelong Learning é a onda do século!

Por Italo, 16/02/2022, 17:55

Você se lembra do filme Titanic e a clássica cena da banda de músicos tocando enquanto o navio afundava? Foi com essa forte ilustração que o Edu Albuquerque, um dos sócios da Escola Conquer, provocou a todos no workshop de Lifelong Learning no evento I-Connect Experience.


“Você vai continuar fazendo a mesma coisa enquanto o mundo à sua volta está mudando em uma velocidade nunca vista antes?” 


Foi essa diferença apresentada sobre a aprendizagem deste século: as mudanças estão maiores e o tempo em que elas acontecem encurtou, conectividade e tecnologia cresceram exponencialmente. Cabe continuarmos aprendendo da mesma forma?

“No novo mundo, não é o peixe grande que come o pequeno. É o mais rápido que come o mais lento”. Edu trouxe a frase de Klaus Schwab para contextualizar a velocidade das mudanças, onde errar e aprender rápido tem se mostrado um caminho para evitar o fracasso, onde soft skills e colaboração são as palavras da vez para definir o profissional do futuro, ou melhor, do agora, onde estruturas mais flexíveis de trabalho dão oportunidades de promover maior criatividade e inovação nos negócios. E é por isso que a trajetória educacional tradicional não se encaixa mais nos dias de hoje.

Até alguns anos atrás, era previsível o caminho que iríamos percorrer para ter sucesso profissional: terminávamos a educação básica, fazíamos uma faculdade, aí concluímos uma ou duas pós-graduações e se formos ainda mais esforçados, encaramos um mestrado e até um doutorado. Agora, quantas pessoas fizeram todo esse percurso e não utilizaram o conhecimento que foi adquirido?  O conhecimento que vimos na faculdade continua atual?

E pensando nisso vem a nova lógica de que, em um mundo hiper conectado e com tantas informações sendo atualizadas o tempo todo, que o processo de educação precisa se tornar um hobby. E o Edu foi muito feliz em comparar a educação com ir ao cinema, quando criança, quando adolescentes, quando adultos. E muitas vezes os filmes são completamente diferentes, com emoções distintas, personagens marcantes e experiências diversas.

O conceito de Lifelong Learning é desafiador por ser uma reviravolta dos modelos conhecidos de educação e até mesmo de liderança. É um conceito que exige protagonismo e autonomia de cada um, e que não pode ser delegado para alguém. Mas que deve ser promovido e incentivado dentro das organizações pelas lideranças que também fazem parte desse processo, como um círculo virtuoso.

“Aprendizado ocorre quando vivemos experiências que nos causam mudanças” 

O Conrado Schlochauer diz em seu livro: “Aprendizado ocorre quando vivemos experiências que nos causam mudanças”. E é isso mesmo. Edu e Conrado nos trazem o maior aprendizado de todos: lifelong learning é um hábito a ser desenvolvido para nossa própria sobrevivência. Em nenhum momento durante nosso workshop foi falado que seria fácil ou natural, mas sim absolutamente necessário no cenário da Nova Economia. Aprender a aprender é a necessidade do século. Faz tão bem quanto, simplesmente, ir ao cinema.

 “Quais são as grandes experiencias que tem vivido?  Com quem tem dividido e trilhado seu caminho de aprendizagem?” São provocações que a Silvana Pampu Founder do Instituto Connect instiga aos participantes, pois ampliar os “mini mundos” que convivemos aumenta exponencialmente a nossa visão de mundo e repertório. 
Viver novas experiencias como mentorar, realizar Peer Coaching, ser escritor, palestrante etc são apenas algumas das experiencias vivenciadas na Jornada de desenvolvimento da Confraria de Executivos do Instituto Connect.

Camila Haiducki Diretora de Operações da Novozymes e Giovana Punhagui Head de Produto da Conquer, dividiram o palco ao conduzir um workshop de Life Long Learning, mas, mais intenso que isso dividiram um ano de jornada de aprendizagem, vivenciando muitas conexões, trocas, mentorias, algo que sem dúvida ampliou seu repertório.

A Confraria é um grupo intimista que busca pessoas ávidas pelo processo de aprendizagem, conexões e legado, para assistir a essa live de Life Long Learning ou se integrar ao grupo acesse o site www.institutoconnect.org.br

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/conteudo-publicitario/instituto-connect/lifelong-learning-e-a-onda-do-seculo/?comp=whatsapp 
Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.