Instituto Connect e C-Level Executive lideram evento sobre carreira executiva

Por Italo, 29/06/2023, 15:44

Por Brunna Veiga e Silvana Pampu* 07/06/2023 15:49

Em uma época marcada por mudanças aceleradas e inovações contínuas, os executivos de hoje enfrentam desafios únicos. Para debater e esclarecer esse cenário, a C-Level Executive, empresa renomada no setor de recrutamento executivo, em conjunto com o Instituto Connect, organização centrada no desenvolvimento humano e organizacional, realizou um evento notável intitulado "Carreira Executiva: o que lhe trouxe até aqui e o que lhe levará aos próximos passos". O evento híbrido, realizado no dia 23 de maio, reuniu diversos executivos para uma conversa inovadora e inspiradora. O local escolhido foi a sede da Gazeta do Povo, que já tem fomentado discussões sobre carreiras e e foi uma peça-chave como anfitriã deste encontro.

O evento contou com três palestrantes principais: Alexandre Nunes, Patricia Bobbato e Sergio Sampaio. Cada um deles trouxe uma combinação de insights, experiências e perspectivas para a mesa, discutindo assuntos como legado na liderança, competências exigidas, novas skills, inteligência emocional, dentre outros.

É importante também destacar a abordagem humanizada adotada pelos palestrantes durante suas apresentações. A linguagem utilizada, acessível e não técnica, tornou as complexidades dos tópicos discutidos facilmente compreensíveis para todos os presentes, inclusive para aqueles de setores diferentes. Essa estratégia inclusiva permitiu que os insights e ensinamentos fossem absorvidos de forma mais ampla, potencializando o impacto e relevância do evento para um público diversificado.

Quais são os grandes insights?

Alexandre Nunes, sócio-fundador da Zaxo M&A Partners, com mais de 20 anos de atuação na área de fusões e aquisições, discorreu sobre as tendências e os desafios desse setor. Seu histórico profissional, que inclui passagens como Vice-Presidente de Estratégia da MadeiraMadeira e CEO da Sascar Tecnologia, ofereceu um ponto de vista autêntico e cativante sobre a dinâmica corporativa, além de ter prestado alguns conselhos para os participantes presentes.

“Às vezes, é muito difícil ter clareza do que queremos, mas, como dica, comece pela lista do que NÃO QUER. Listar as coisas que eu tenho certeza de que não gostaria é um mantra que tenho levado comigo nas decisões de carreiras”, afirma Alexandre.

Patricia Bobbato, reforçou essa visão, trazendo que um diferencial do executivo é o autoconhecimento, pois esse é o tesouro que irá diferenciar grandes profissionais.

Patrícia também abordou a necessidade de promover uma cultura corporativa saudável e segura. Como Diretora de Pessoas, Comunicação Interna e Sustentabilidade do grupo Tigre, ela evidenciou o impacto substancial que gerou na cultura para ser um motor nos resultados da companhia.

Além disso, enfatizou a importância da segurança psicológica, destacando que, apesar dos avanços significativos nesse campo nos últimos anos, ainda há um longo caminho a percorrer. Em sua visão, é essencial melhorar continuamente o ambiente de trabalho, pois, no fim do dia, as pessoas são a espinha dorsal de qualquer organização. Nada pode ser realizado sem uma equipe engajada e segura, reforçando que o investimento na saúde mental e bem-estar dos colaboradores não é apenas benéfico, mas indispensável.

Por fim, Sérgio Sampaio, Vice-Presidente de Operações do Grupo Boticário, compartilhou reflexões valiosas sobre a importância da integração entre diversas áreas de uma organização e a necessidade de encontrar equilíbrio entre a razão e o coração no ambiente de trabalho.

Também trouxe à tona sua crença entre “gestão e bom senso”, discorrendo sobre isso como elemento chave que o credenciou a transitar por diversos segmentos e áreas de atuação.

Sérgio também foi instigante ao trazer o olhar sobre a relevância da Inteligência Artificial no cenário corporativo atual e no papel do líder de ter essa fluência digital. Ele expressou uma admiração evidente pela eficiência de ferramentas de IA indicando a mudança no cenário de negócios impulsionada pela tecnologia.

Importante também destacar o apontamento de Sampaio sobre as habilidades cruciais para o futuro. Em meio a uma abundância de informações geradas por ferramentas avançadas, o executivo ressalta a habilidade de criar nexo entre as informações como uma das competências mais valiosas para os líderes do futuro. O processo de conectar, filtrar e interpretar corretamente a vastidão de dados disponíveis será uma diferenciação entre profissionais, em que aqueles que se beneficiarem dessas informações serão capazes de executar projetos com maior eficácia.

O evento foi moderado pela Silvana Pampu, Founder do Instituto Connect e que atua como conselheira e executiva de Pessoas na Renault. Silvana trouxe questionamento aos painelistas sobre quais foram as competências chaves que os acompanharam na trajetória e quais seriam novos skills para assegurar os próximos passos.

Lifelong learning e o poder das conexões

Silvana trouxe a perspectiva do papel das comunidades de aprendizagens e trocas como, por exemplo, a Confraria de Executivos, que tem um papel relevante para “quebrar os minimundos” e ampliar repertório e visão de mundo dos executivos, além de ser um diferencial na jornada de lifelong learning.

Para potencializar as conexões, os participantes não só tiveram a oportunidade de interagir e trocar ideias durante as sessões de discussão, mas também durante um coquetel realizado no final do evento e por meio virtual através de salas de conexão.

Para Brunna Veiga, CEO da C Level Executive, este ambiente mais descontraído permitiu a criação de um espaço propício para a inteligência criativa e conexões mais profundas e, consequentemente, o estabelecimento de novas parcerias. O networking proporcionou uma rede valiosa, cujos benefícios, sem dúvida, se estenderão ao longo de suas jornadas de carreira sendo um catalisador para a evolução da liderança executiva.

O futuro dos negócios está constantemente se desenvolvendo, e eventos como este certamente desempenham um papel crucial em moldar esse caminho. Afinal, conforme as empresas continuam a navegar pela nova era dos negócios, é fundamental que seus líderes estejam equipados com o conhecimento e as habilidades necessárias para enfrentar o desconhecido com confiança e eficiência.

Essa troca profunda de experiências e sabedorias foi um lembrete do poder da colaboração e da união de perspectivas em nosso mundo cada dia mais interconectado. A C-Level e o Instituto Connect estão constantemente se esforçando para criar espaços que promovam essa interação, acreditando que é da diversidade e da troca de experiências que surgem as soluções mais inovadoras e eficazes.

Convidamos todos aqueles que desejam se envolver mais profundamente em discussões perspicazes e significativas, e expandir seus horizontes profissionais, a conhecerem mais sobre a C-Level Executive e o Instituto Connect. Ambas as organizações estão empenhadas em proporcionar oportunidades para crescimento pessoal e profissional, e sua jornada para o aprimoramento pode começar hoje, mesmo que com um simples clique.

A Confraria de Executivos, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, trata-se de uma comunidade de aprendizagens, conexões e experience como board advisor, peer coaching etc. Para ingressar ou estar por dentro dos próximos encontros acesse o site.

Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.