Carreira executiva: o que lhe trouxe até aqui e o que lhe levará aos próximos passos?

Por Italo, 29/06/2023, 15:27

Por Silvana Pampu e Brunna Veiga* 18/05/2023 17:43

Num cenário cada vez mais volátil, tornou-se evidente que confiar apenas nas habilidades e conhecimentos atuais não é mais suficiente para garantir o próximo passo na carreira executiva. Para prosperar neste ambiente dinâmico e se destacar, os executivos devem possuir um conjunto de habilidades-chave que vão além de sua base de conhecimento atual. Com a cocriação de alguns executivos da Confraria de Executivos do Instituto Connect e alguns convidados da rede da C-Level Executive, foi possível elencar competências que foram priorizadas como vitais para o sucesso sustentável.

Adaptabilidade e Agilidade

Uma das principais habilidades é a adaptabilidade, ou seja, a capacidade de se ajustar rapidamente e prosperar em um cenário em constante mudança é crucial. Os executivos precisam antecipar e responder às mudanças do mercado, tendências emergentes e tecnologias disruptivas. Ser adaptável permite que os líderes naveguem pela incerteza, tomem decisões e aproveitem novas oportunidades. Requer uma mentalidade que abraça a mudança, uma vontade de aprender e desaprender e a capacidade de inspirar e motivar as equipes durante as transições.

Pensamento estratégico

O pensamento estratégico é uma habilidade indispensável para os executivos. Envolve a capacidade de visualizar o quadro geral, analisar situações complexas e tomar decisões que assegurem o longo prazo. Os pensadores estratégicos possuem uma compreensão profunda de sua indústria, concorrentes e olhar antenado a novos mercados e players, pois as tendências de mercado e novos entrantes são constantes oportunidades ou ameaças, o que dependerá da antecipação e visão de estar atento a “disruptar seu negócio” antes que outros o façam.

Habilidades de liderança e influência

Fortes habilidades de liderança são imprescindíveis, ou seja, inspirar outras pessoas, definir uma visão atraente e promover uma cultura de colaboração e excelência. Os executivos devem possuir habilidades excepcionais de comunicação e influência para construir relacionamentos, e, cada vez mais, gerar ambientes de segurança psicológica e que promovam a cultura de inovação.

Inteligência emocional

A inteligência emocional (IE) desempenha um papel fundamental no sucesso executivo. A IE engloba a autoconsciência, a empatia e a capacidade de gerir as emoções de forma eficaz. Os executivos que possuem alta IE podem construir relacionamentos interpessoais fortes, resolver conflitos e navegar em situações desafiadoras com sutileza. Eles entendem a importância da empatia e podem se conectar com suas equipes, clientes e parceiros em um nível mais profundo, promovendo confiança e colaboração.

Conexões estratégicas

O networking sempre foi crucial no avanço da carreira e tem um significado ainda maior para os executivos. Construir uma forte rede de conexões profissionais pode fornecer acesso a recursos valiosos, insights do setor e oportunidades. As conexões movem o mundo - e o Instituto Connect justamente fomenta encontros relevantes para discussões. Mas as conexões têm um grande poder no que tange à inteligência coletiva, sendo força propulsora de estar envolvido em ambientes que desafiem suas verdades e tragam novas percepções.

Aprendizado contínuo

O Lifelong Learning veio para ficar e é um diferencial competitivo entre os executivos. A agilidade com que se aprende e se mantem vivo nesse turbilhão de conteúdo é chave. As comunidades de aprendizagens, sejam elas grupos de investimento anjo, ecossistemas de inovação, entidades associativas etc., tornam se fundamental no processo de curadoria de conteúdo e de manter a chama acessa de aprendizado. Os executivos que priorizam o aprendizado podem se adaptar a novos desafios, impulsionar a inovação e tomar decisões informadas com base em uma perspectiva ampla. O desafio está em como tornar esse processo leve e fluído para ele seja prazeroso gere mais ansiedade.

E qual seu próximo passo?

Embora as habilidades e conhecimentos atuais sejam indubitavelmente importantes, eles não são suficientes para garantir o próximo passo em uma carreira executiva. Os executivos devem possuir um conjunto diversificado de habilidades que vai além de sua base de conhecimento atual. Adaptabilidade, pensamento estratégico, liderança, inteligência emocional, conexões estratégicas e compromisso com o aprendizado contínuo são habilidades essenciais que podem impulsionar os indivíduos em direção ao sucesso executivo. Ao cultivar essas habilidades, aspirantes a executivos podem se posicionar como líderes ágeis e com visão de futuro, capazes de navegar pelas complexidades do cenário empresarial da nova economia.

Essa temática, inclusive, será abordada no evento “Carreiras Executivas”, promovido pelo Instituto Connect e C-Level Executive, que acontecerá no próximo dia 23 de maio, às 19 hrs. As inscrições podem ser feitas aqui.

Entre os painelistas teremos Sergio Sampaio, VP de Operações do Grupo Boticário, que tem como bagagem profissional vários segmentos e áreas e que entre os temas que irá compartilhar está sua filosofia de “Gestão e Bom Senso”. Teremos, também, Patricia Bobatto, Diretora de Pessoas, Comunicação e Sustentabilidade do Grupo Tigre, que trará sua expertise acompanhando o desenvolvimento de grandes executivos e sua percepção a cerca de traços em comum que distingue grandes executivos. Por fim, o encontro também trará Alexandre Nunes, founder da Zaxo M&A Partners, investidor Anjo e mentor, que tem uma trajetória passando por grandes empresas. Ele vai trazer sua percepção de competências chaves e dicas para o executivo que muitas vezes está refletindo em empreender ou pivotar a carreira.

Como entendemos na C-LEVEL EXECUTIVE, consultoria especializada em recrutamento executivo, cada vez mais as empresas estão focadas nas chamadas soft skills dos executivos e olham não apenas a trajetória e entregas consistentes na carreira, mas o potencial do executivo em ter novo repertório de competências para um mundo em constante mudança e evolução. Esse novo olhar das empresas reforça a máxima de que “o sucesso em cargos anteriores não é garantia de sucesso nos novos desafios”.

Contudo, a combinação de resultados consistentes na carreira com um perfil aberto a aprender e se reinventar, com skills de influência e liderança, inteligência emocional e visão estratégica são atributos altamente desejados pelo mercado. Outro ponto chave quando falamos de recrutamento de executivos(as) de sucesso é que não existe o formato “one fits for all”, ou seja, um profissional brilhante num determinado contexto organizacional não necessariamente trará resultados expressivos num outro cenário.

Aqui, há que se levar em consideração a compatibilidade do propósito profissional do executivo(a) versus o propósito e cultura da organização. Essa é a magia quando falamos de carreira executiva, não existe uma fórmula única e, para um profissional ser bem-sucedido como C-Level em uma determinada organização, é necessário um olhar através de múltiplas lentes.

A Confraria de Executivos, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, Trata-se de uma comunidade de aprendizagens, conexões e experiências como board advisor, peer coaching etc. Para ingressar ou estar por dentro dos próximos encontros acesse o site.

*Silvana Pampu, Founder do Instituto Connect, HRBP General Manager na Renault, Investidora Anjo, Conselheira, Coautora dos livros Meu Legado e Experiência do Colaborador e Presidente do Grupo de Pessoas e Cultura do WTC capítulo Sul.

Brunna Veiga CEO & partner da C-LEVEL EXECUTIVE, trajetória na área de desenvolvimento, sendo headhunter, empresária.

Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.