ARTIGO: ESTÓICOS

Por Italo, 31/03/2021, 11:37

 

Por que precisamos de mais estoicos nas nossas organizações?

Você está se perguntando o que esse conceito filosófico de antes de Cristo tem a ver com empreendedorismo, inovação ou mesmo com os dias atuais? Pois bem, acompanhe na leitura.

O estoicismo é uma escola de filosofia Grega, muito antes de cristo e que continuou a ser desenvolvida por pensadores modernos. Vamos focar na contribuição de Nassin Taleb, investidor, professor e autor de uma série de livros, sob os quais traz uma ótica de como estar preparado aos imprevistos e como tirar proveito de eventos improváveis.

 O conceito não é um conjunto de teorias sobre como funciona o mundo e sim um conjunto de reflexões e crenças de como agimos aos eventos da vida. Para os estoicos, ser sábio e feliz, é sincronizar os acontecimentos para que te abalem o menos possível, é olhar as dificuldades como oportunidades a serem superadas.

Segundo Epicteto, filósofo grego, na vida, nosso primeiro trabalho é distinguir as coisas em categorias: as coisas externas que não posso controlar e as escolhas que faço em relação a elas, que eu controlo. Onde vou encontrar o bem e o mal? Em mim, nas minhas escolhas.

Para os Estoicos tudo é questão de oportunidade, ou seja, desde verba limitada, reclamação de clientes, prazos apertados, a lente do estoicismo enxerga tudo como uma experiência de transformar, melhorar e surpreender.

Taleb, define estoico como alguém que transforma o “medo em prudência, a dor em informação, erros em iniciação e o desejo em empreender”. Comportamentos desejáveis de grandes líderes, empreendedores e profissionais que não se vitimizam frente as adversidades e buscam formas de superar os problemas.

Ter no seu time estoicos permite que a inovação flua mais facilmente em sua organização. Eles não se bloqueiam com o medo de ousar, tem a energia e ousadia necessária para sair do status quo, encaram o erro como parte do processo de aprendizagem e seguem tentando.

Por outro lado, é preciso cuidar para que não queiram carregar o mundo nas suas costas. É preciso saber até onde agir e quando abraçar a visão que simplifica os problemas, traz serenidade para a alma e leveza para os nossos dias.

Precisamos estar rodeados de estoicos capazes de nos ajudar na condução das nossas jornadas profissionais e pessoais. Para que, através de suas lentes e mindset, possamos olhar os problemas como oportunidades, encontrar novos caminhos quando acharmos que estamos sem saída e, por fim, mergulharmos nesse  processo evolutivo de felicidade, serenidade e saúde emocional, em meio ao caos que estão alguns ambientes.

“Você tem poder sobre a sua mente, não sobre eventos externos.  Você controla suas escolhas e como reage aos eventos. Entendendo isso, sua perspectiva mudará sobre as coisas ruins”.

 

A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect (hiperlink: https://institutoconnect.org.br/), é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, onde é possível evoluir cocriando trilhas de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e responsabilidade social.