Conexão - Diferencial Competitivo

Por Italo, 31/03/2021, 11:32

 

POR QUE CONEXÃO É UM DIFERENCIAL PARA NOSSAS VIDAS?

Não é de hoje que ouvimos que conexão é importante aos negócios, carreiras e em nossas vidas, mas por que se “Conectar” tem sido cada vez mais estratégico e essencial?

Vamos refletir juntos algumas esferas de conexão, como por exemplo o mundo das startups... a base desse universo de inovação é o ecossistema, ou seja, conexões genuínas, trocas de ideias, linguagem e cultura própria que imprimem esse DNA e que desafia grandes corporates se conectar.

Por sua vez grandes corporates, empresas centenárias e por anos bem sucedidas estão fomentando criação de startups ou áreas internas com um pouco mais de autonomia para impulsionar transformações culturais, agilidade nas respostas as demandas de mercado e muitas parcerias com fornecedores ou até mesmo concorrentes, pois o segredo para a sustentabilidade também passa pelas conexões.                                                                                         

Reflitam o ano de 2020, cuja pandemia parou o mundo e nos fez refletir e priorizar várias coisas em nossas vidas...

Se deparamos que a conexão com o outro é muito importante, as conexões geram insights, instigam a nossa inteligência coletiva e a sensação de pertencimento.

Conexões permitiram empresas expandirem ou empresas se reinventarem em momentos de crise.

DA REFLEXÃO A AÇÃO

Essas analogias trazemos para nossa vida pessoal e profissional, ou seja, como estamos nutrindo as conexões? Olhem em torno e observem que grande parte das pessoas que perderam seu emprego e se recolocaram rapidamente graças a sua rede.

Olhem ao redor e observem que as pessoas que muitas vezes admiramos por estarem “antenadas” as tendências é por terem uma rede diversa de conexões que a nutrem com essas informações.

 “Estamos longe de sermos super heróis e não precisamos estar por dentro de todas as áreas de negócios e discussões, mas sim precisamos ter uma visão sistêmica das tendências e isso passa pela qualidade da nossa rede e como estamos nutrindo as nossas relações e qual estratégia usamos para ampliar nossa conexão com o mundo e com a vida...”

Você se considera conectado? Certifique disso observando essas reflexões e amplie seu potencial.

Mapeie e observe quão diverso e robusto é seu networking ? Está restrita as empresas que trabalhou ou a área que atua?

Liste as 10 pessoas que foram inspiradoras e importantes na sua vida? Com quantas delas você ainda tem uma relação de qualidade?

Quais novos negócios, produtos, serviços você criou ou alavancou no último ano graças a uma conexão de valor?

Liste os 3 últimos grandes projetos que tem orgulho e avalie se realmente explorou de forma robusta o potencial criativo da equipe.

Conexão é a chave para negócios e carreiras bem sucedidas!

 

Silvana Pampu

 

A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect (hiperlink: https://institutoconnect.org.br/), é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, onde é possível evoluir cocriando trilhas de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e responsabilidade social.